Skip to main content

Compartilhando o sonho de Deus

1468/500

Convivência missionária xaveriana

Os missionários xaverianos laboram no norte do Brasil há mais de 60 anos se doando principalmente para animar a igreja local para se tornar cada vez mais autónoma do ponto de vista de recursos humanos assim como de estruturas. Graças a Deus somos muito amados pelo povo porque eles veem em nós pessoas doadas e que os amam. Trabalhamos principalmente em paróquias fundadas pelos xaverianos que chegaram por primeiro nesta terra; de fato é por isso que estamos aqui: para fazer surgir uma Igreja. Mas podemos dizer que tem muitos frutos também. Partilhamos com vocês a alegria de ter já vários xaverianos brasileiros, e até da nossa região: lembramos o pe João Evandro missionário no Moçambique, pe Ivanildo na Espanha, Lucivaldo recém ordenado diácono nas Filipinas. Esses jovens xaverianos são fruto do testemunho e do compromisso na animação missionária e vocacional dos xaverianos da região norte do Brasil.

Continuamos a animação vocacional mesmo se durante a pandemia mantendo os contatos e visitando os vocacionados nas famílias, mas também organizando momentos de formação e convivências: foi o que aconteceu neste último final de semana na casa de formação em Ananindeua: 5 dias de formação, oração, partilha, animação missionária.

A preparação desta convivência missionária xaveriana (que chamaremos COMIX) começou o mês anterior quando 5 jovens passaram um final de semana junto conosco no seminário de Ananindeua para preparar juntos o encontro. Esses jovens já completaram um ano de formação e se tornaram os mais próximos colaboradores e animadores vocacionais.

Chegado o dia tão esperado, os primeiro a chegar para preparar o ambiente foram os 5 que nos acompanham mais de perto; isso aconteceu na quinta-feira dia 19 de novembro; no dia seguinte chegaram também os outros  6 jovens com os quais começaremos mais uma turma de vocacionados. O encontro começou com dinâmicas de apresentações, cantos e simpáticas interações preparadas pelos mesmos jovens; a seguir tivemos uma mística bem profunda e a janta. A noite foi marcada por um filme que se tornou motivo de partilha e reflexão.

O dia seguinte começamos cedo com uma interessante mística de grupo, café da manhã, organização da casa (feito por grupinhos) e às 9h formação com tema “o sonho de Deus”: a partir de uma análise de conjuntura apresentamos a situação do mundo e refletimos: vimos que tem muito neste mundo que não corresponde ao sonho de Deus; este, doutro lado, é bem claro se analisarmos a palavra de Deus e o magistério da igreja. Apresentamos também o trabalho social e religioso dos missionários xaverianos no mundo e a possibilidade de colaborar para que este sonho se torne mais visível: sim, fazer do mundo uma família é possível e cada um de nós pode fazer a diferença. Depois do almoço e da limpeza da casa feito pelas equipes, continuamos aprofundando o tema através de várias dinâmicas (música, questionários, teatro, mesa redonda, etc.) e a seguir teve uma animada partilha sobre vários temas como Deus, fé, juventude, vocação, missão. Depois da merenda preparamos a vigília da noite em pequenos grupos. A janta foi a base de pizza que dois jovens prepararam; logo após começou a vigília. O tema foi “o sonho de Deus: conhecer, amar, cuidar”. Começamos com uma peça de teatro que os mesmos jovens prepararam: foi sobre a criação, o pecado e a redenção; apresentamos depois os mártires e as pessoas mais famosas na história que colaboraram para o sonho de Deus se realizar (como Jesus, Maria, profetas, mártires, homens e mulheres ilustres como o Mahatma Gandhi, madre Teresa de Calcutá...); refletindo de onde receberam força para fazer tudo isso e nos questionando sobre o que cada um de nós pode fazer; rezamos um terço missionário, bem dinamizado, e a seguir terminamos em processão até a igreja onde teve a leitura orante da Palavra e a adoração eucarística até às 23:30. Terminamos partilhando o pão que foi abençoado durante a vigília e ficamos um pouco conversando até às 24h.

O dia seguinte começou cedo com a oração das 6:30, café da manhã e com três carros fomos até uma área de invasão que agora se tornou uma área missionária para conhecer a realidade e celebrar a missa com a comunidade. Logo após fomos visitar algumas famílias do bairro. Terminamos com almoço e avaliação na nossa casa.

Os 6 “novatos” voltaram para casa, e os cinco mais antigos de caminhada ficaram até o dia seguinte para uma nova avaliação e a reorganização dos espaços utilizados.

A COMIX foi bem sucedida; pegamos o contato de cada um e criamos um grupo para partilhar as fotos e organizar os próximos eventos.

Louvado seja Deus por tanta Graça.

Pe. Paolo Andreolli sx.

Andreolli Paolo SX
27 November 2020
1468 Views
Available in
Tags

Link &
Download

Area reserved for the Xaverian Family.
Access here with your username and password to view and download the reserved files.